​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Essa é a famosa pergunta que fazemos quando estamos programando uma viagem para um destino novo, não é mesmo?

Nós, pelo menos, sempre questionamos se realmente será necessário alugar carro, já que buscamos conhecer bem o local, mas sempre analisando o custo benefício, afinal, o aluguel pode se tornar um dos principais custos de uma viagem.

E não foi diferente quando decidimos conhecer Curaçao, assim que emitimos nossas passagens já começamos a montar o roteiro e analisar a questão da hospedagem e a necessidade de alugar um carro.

Curaçao é uma ilha com uma área de 444 km², ou seja, praticamente o mesmo tamanho de Florianópolis, onde moramos, de modo que para conseguir visitar todos os pontos de interesse seria fundamental o auxílio de um carro.

Além do tamanho da ilha, outro fator que você deve ter em mente é que as regiões centrais do destino - Willemstad, Punda e Otrobanda, onde se concentra o agito e a maior parte dos hotéis, fica mais afastada de algumas praias imperdíveis, como o caso de Kenepa Grandi, Playa Porto Mari, Cas Abao, entre outras.

Existem algumas empresas que realizam tours diários para esta região de praias ou para outros pontos turísticos, inclusive em um dos dias fizemos uma visita guiada que foi maravilhosa, ocorre que o lugar é tão lindo e as praias tão convidativas que será impossível visitar uma única vez, pode ter certeza!!

Por isso, se você não for aquele tipo de turista que pensa em apenas curtir o hotel ou uma determinada região/praia, nossa indicação certamente é para alugar um carro, diante da comodidade e liberdade para explorar a ilha.

No nosso caso, alugamos o carro com a empresa Platinum Car Rental Curaçao, através da querida Val (Dicas de Curaçao), sendo que ainda do Brasil já tínhamos tudo reservado, e o pagamento foi feito apenas no local, quando retiramos o carro.

A Platinum Car Rental possui o escritório fora do aeroporto, contudo, é a própria empresa realiza o transfer, sem nenhum custo, tanto na chegada como no retorno. Inclusive, o Helder, que é o proprietário da empresa, fala muito bem português e manteve contato via Whatsapp conosco, de modo que sabia o nosso voo e horário de chegada.

Para alugar um veículo em Curaçao não é necessário apresentar a Permissão Internacional para Dirigir (PID), basta apresentar uma CNH válida e o passaporte do condutor.

Acabamos optando por um Nissan Sentra, que é um carro da categoria sedan, com bastante espaço interno, principalmente no porta malas, suficiente para levar todas as nossas bagagens, além de bastante confortável e bom de dirigir.

* Nissa Sentra que alugamos em Curaçao

Gostamos bastante do serviço da Platinum Car Rental, pois além do fácil contato com a empresa, via Whatsapp e em português, ainda encontramos boas tarifas. Se quiser alugar um carro, é só falar com a Val que ela presta todo o auxílio.

Dirigir em Curaçao é bastante tranquilo, já que as regras de trânsito são bastante semelhantes às nossas, e as ruas e estradas, na sua maioria, possuem uma condição boa e sinalização adequada, com exceção da parte Norte da ilha, onde ficam as praias, onde havia pouca quantidade de placas indicativas e estradas com condições inferiores.

* estrada em direção a praia de Kenepa Grandi

* mais um pouco das estradas de Curaçao

* uma pausa para ver os habitantes locais 

Para evitar imprevistos, nossa dica é você utilizar o GPS do seu celular, baixando inclusive no modo off-line, já que em alguns pontos de Curaçao a conexão não era das melhores ou até mesmo inexistente. E foi exatamente isto que fizemos, sendo que não tivemos nenhum problema com localização.

Obs. Utilizamos na maior parte do tempo o google maps, muito embora tenha sido indicado pelos locais o aplicativo maps.me, o qual até chegamos a baixar, mas confesso que não testamos.

No trânsito, vale a pena tomar mais cuidado nas rotatórias, pois a preferência de passagem é um pouco confusa, pelo menos no início da viagem até o motorista se adaptar.

Com relação à estacionamentos, existem áreas onde há locais gratuitos e outras onde é necessário realizar pagamento, principalmente na região de Willemstad, durante o dia. Normalmente estas áreas onde é cobrado o estacionamento você pode identificar através de números pintados nas vagas, sendo que o pagamento é realizado antecipadamente, através do parquímetro.

Quando visitamos a região central de Punda e Otrobanda, embora tivesse boa opção de vagas na rua, acabamos optando por estacionar no Renaissance Mall & Rif Fort Village, que possui estacionamento coberto e fechado, sem qualquer custo. Em outra oportunidade, à noite, conseguimos uma vaga bem em frente ao restaurante, de modo que não tivemos maiores problemas.

Já nas praias, algumas destas são particulares, como o caso de Cas Abao e Playa Porto Mari, sendo cobrado um valor para ingressar com veículos, de modo que é disponibilizado um amplo estacionamento. Outras, por sua vez, que são públicas, não contam com estacionamentos privativos, portanto é possível estacionar nas vagas sem qualquer custo, muito embora sendo necessário tomar um cuidado maior com objetos deixados no seu interior.

Não presenciamos nenhuma situação de risco, mas a dica é realmente evitar deixar objetos à mostra, pois já ouvimos relatos de turistas que tiveram o carro arrombado.

Com relação aos postos de gasolina, não é difícil encontrar algum na região de Willemstad, porém quanto mais afastado desta região central menos postos você irá encontrar, por isso, sempre verifique o nível de gasolina antes de passear, principalmente se estiver indo para a região das praias mais afastadas.

Diferente do Brasil, em Curaçao a maioria dos postos de gasolina não possuem frentistas, sendo que você é que deve abastecer, prática esta recorrente em outros países, como EUA por exemplo. Desta forma, ao chegar no posto basta você estacionar o veículo em frente à bomba de gasolina, ir até o balcão e indicar qual a bomba que você irá utilizar e realizar o pagamento, e somente após abastecer. Pode parecer um pouco complicado, mas é bem simples e basta seguir as instruções na própria bomba.

Com relação ao preço, durante nossa viagem pagamos algo em torno de 2,06 florins por litro de gasolina, sendo que durante os 9 dias de viagem andamos bastante pela ilha e ao todo acabamos gastando um pouco mais que 1 tanque.

Em resumo, podemos dizer que alugar o carro foi fundamental durante nossa viagem, pois como dito anteriormente, tivemos toda a comodidade e flexibilidade para explorar a ilha da forma que pretendíamos.

* Durante nossa viagem para Curaçao tivemos a cobertura da Global Travel Assistance - GTA.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar