​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Chapada Diamantina. na Bahia

Procurando um lugar bem brasileiro, exótico e misterioso para desbravar? Então a Chapada Diamantina, na Bahia, é um dos destinos mais indicados para quem busca explorar um local sem precisar sair do país, curtir a natureza e ainda, de quebra, trazer recordações marcantes na bagagem. Misticismo, exuberância e aventura são três palavras bem indicadas para descrever o belíssimo Parque Nacional da “Chapada” e os 24 municípios que ajudam a compor esse destino mágico.

A atmosfera de santuário de paz e contemplação faz-se presente em uma região que tem fama de ser esotérica e encantada, e agora, indicamos 5 locais imperdíveis para se visitar na Chapada Diamantina:  

CACHOEIRA DA FUMAÇA

A Cachoeira da Fumaça é uma das atrações mais conhecidas de toda a Chapada Diamantina, e possui particularidades para chamar de suas, sendo que uma delas é a sua extravagante altura de 340 metros, conferindo a ela o título de segunda maior queda d’água do Brasil. A “Fumaça” é linda e imponente e se “esconde” em meio à vegetação “crua” do local, e para acessá-la existem dois modos diferentes, um que leva até o topo da cachoeira e uma trilha mais “pesada” que chega em sua base.

A melhor localização para o acesso ao seu topo é o Vale do Capão, e uma caminhada de 2 horas de ida e mais 2 horas de volta deve ser considerada. Caso exista a vontade de ver a Cachoeira da Fumaça de frente e acessar a sua base, a saída ideal é partindo da cidade de Lençóis. O caminho é mais longo, e é perfeito para quem adora aventura e não se acanha em acampar na mata, sendo que a trilha leva aproximadamente 3 dias para ser realizada. O visual deve ser compensador, não é mesmo?

Imagem: Cachoeira da Fumaça é a segunda cachoeira mais alta do Brasil

MORRO DO PAI INÁCIO

Juntamente à Cachoeira da Fumaça, o Morro do Pai Inácio talvez seja atração que mais bem represente e simbolize a força e “personalidade” da Chapada Diamantina.

O local é um verdadeiro “achado” dentro do santuário natural do Parque da Chapada, sendo que possui 1.120 metros de altitude e entrega ao visitante um visual panorâmico poderoso de toda a região. O mais indicado é aproveitar o momento do fim do dia, bem ao entardecer, para “saborear” o magnífico pôr-do-sol, e curtir cada vista que se forma em um local que oferece paisagens 360 graus de tirar o fôlego.

Para acessar o Morro do Pai Inácio, uma íngreme subida de cerca de 300 metros se faz necessária, que leva em torno de 20 minutos a meia hora para ser concluída. O “desgaste” da trilha é recompensado com uma atmosfera de união com a natureza e uma paz indescritível. A dica aqui é se deixar guiar pela intuição, agradecer pelo momento e meditar, em meio à calma, à brisa das montanhas e ao espetacular cenário. É de arrepiar!

Imagem: Visita diretamente do topo do Morro do Pai Inácio

VALE DO CAPÃO

Quer conhecer a Chapada Diamantina de uma forma bem genuína e com a liberdade de “se jogar” em uma experiência extremamente “roots”? Então se prepare para conhecer o Vale do Capão. 

A experiência de se conhecer um local extremamente isolado e de difícil acesso, fazendo o visitante sentir uma atmosfera particular e diferente de “Chapada” pode ser encontrada no Vale do Capão, um lugar de acesso precário, com muitas estradas de terra e barro, e que muitas vezes é pouco cotado pelos visitantes, por ser realmente mais escondido e um pouco longe de passeios mais conhecidos. No Vale do Capão, com acesso praticamente obrigatório de carro, as Pousadas e hostels são mais difundidos e o clima é de comunidade hippie e exotérica.

Pela sua energia e fama de ser uma região sagrada e proporcionar experiências extrafísicas, o Vale do Capão une de forma harmoniosa aspectos de comunidade colaborativa, economia compartilhada com toques de espiritualidade. Por lá, o visitante encontra um comércio e negócios alternativos, gastronomia vegetariana e orgânica, uma combinação que acaba promovendo a integração do estilo de vida local com a exuberante fauna e flora do lugar. O Vale do Capão é um local verdadeiramente peculiar e interessante. Vale a visita!

Imagem: O ambiente pacato e místico do Vale do Capão

LENÇÓIS

A cidade de Lençóis é uma das que melhor oferece estrutura para quem deseja explorar a região da Chapada, sendo que possui acesso fácil e estradas pavimentadas, mantendo ligação com os outros municípios “irmãos”. Em uma breve passada pela cidade, é possível se encantar com a sua atmosfera de cidade colonial, boemia e um centrinho Histórico cheio de casinhas coloridas. A estrutura hoteleira do lugar é bem forte e por lá não faltam boas opções de albergues, pousadas, hotéis e campings. Lençóis é pequenininha e, além de ser excelente para explorar a pé, possui boas estradas para que o visitante circule por ela de carro e possa usufruir tudo o que ela tem para oferecer. 

Estando em Lençóis, a gastronomia e a vida noturna merecem ser bem exploradas e uma visita ao Poço Halley e uma parada para apreciar as Piscinas Naturais do Serrano são programas que precisam constar na listinha de passeios por lá.

Imagem: Cidade Lençóis, na Chapada Diamantina

FAZENDA PRATINHA

A Fazenda Pratinha é um complexo de ecoturismo privado localizado no município de Iraquara, a cerca de 20 minutos de carro da cidade de Palmeiras, e é um local perfeito para a interação com a mãe natureza, permitindo que se saia de lá em êxtase. O acesso à Pratinha é fácil, com muita sinalização e a estrutura do local é bem planejada e adequada para receber o visitante, que paga um valor de entrada para poder explorar o local, e alguns passeios/atividades a parte. A indicação é que se reserve um dia inteiro para curtir bem a Fazenda da Pratinha, que oferece mergulho de superfície (flutuação), mirantes com vistas imperdíveis, tirolesa e opções de entretenimento para a família inteira. É valido mencionar que o local conta com restaurante, ao estilo buffet, e possui uma lanchonete com variedade de petiscos e lanches.

Se realmente optar por visitar a Pratinha, um mergulho no Rio Pratinha, uma visita à Gruta Azul (no começo da tarde, devido à iluminação do sol no local) e a flutuação na Gruta da Pratinha são 3 atividades que precisam estar em seus planos. É praticamente impossível sair da Fazenda Pratinha sem se sentir encantado pela natureza da região. Imperdível!

Imagem: Gruta da Pratinha, uma das atrações da Fazenda Pratinha

LEIA TAMBÉM:

POUSADA ROSA DOS VENTOS – UM CONVITE À CONTEMPLAÇÃO E REFLEXÃO

TODA A MAGIA E MISTICISMO DA CHAPADA DIAMANTINA NA BAHIA #ROTA20ANOS

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar