​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Liubliana

Ljubljana é a capital da Eslovênia, país que faz fronteira com a Itália, Áustria, Hungria e Croácia. 

A cidade fica localizada na parte central do país, e é uma das menores capitais da Europa, mas também uma das mais charmosas. Não à toa, Liubliana foi eleita o melhor destino Europeu de 2022!

Pela sua localização, ela é muito fácil de acessar de ônibus, trem ou carro da parte norte da Itália (Milão e Veneza), norte da Croácia (Zagreb e Zadar) ou Viena (Áustria). Além de ter um aeroporto com voos de todas as principais cidades da Europa.

A Eslovênia é conhecida por alguns visitantes como Suíça acessível, por ter lagos, rios e montanhas tão fantásticos quanto a Suíça, porém com preços mais acessíveis. A moeda da Eslovênia é o Euro, mas com preços de alimentação e atrações mais baixos que a Itália, por exemplo.

Nós visitamos o país saindo da Toscana (Florença-Itália) de trem e ônibus, como o começo do nosso passeio pelas Balcãs (a viagem ainda incluiu Croácia e Bósnia-Herzegovina). 

Nesse post, vamos te dar várias dicas e motivos pelos quais você deve considerar incluir a cidade na sua próxima viagem pelo velho continente!


As encantadoras ruazinhas de Liubliana

Quantos dias ficar em Liubliana?

A capital da Eslovênia é pequena, então ficando apenas um dia em Liubliana, você facilmente vai conseguir andar por todo o centro e ver as principais atrações da cidade, que estão localizadas, em sua maior parte, às margens do rio Ljubljanica.

Porém, a capital tem muito mais a oferecer! Ficamos três dias na cidade e conseguimos visitar a maioria das atrações turísticas de Liubliana, além de aproveitar e imergir em sua atmosfera vibrante e boêmia nos inúmeros bares e restaurantes, e fazendo passeios alternativos pela cidade. 

Inclusive, aos amantes da gastronomia, mesmo sendo um país com somente 2 milhões de habitantes, a Eslovênia tem 10 restaurantes com estrela Michelin, sendo que grande parte deles ficam em Liubliana. Portanto, vale a pesquisa para escolher e visitar os que mais agradam seu paladar!

Além disso, como a cidade tem muita estrutura e fica localizada na parte central do país, você pode usar Liubliana como base na Eslovênia para fazer outros passeios, como o Lago Bled (55km de Liubliana) e a Caverna Postojna e Castelo Predjama (52km de Liubliana).

Por ter o tamanho do Sergipe, comparando com o Brasil, é muito fácil conhecer todas principais atrações da Eslovênia de carro. Além disso, o aluguel de carro no país é bem flexível e todas estradas que passamos eram de ótima qualidade.

Portanto, caso você fique somente em Liubliana e seus arredores, sugerimos 3 dias de roteiro. Porém, se for usar a cidade de base para os passeios de bate-volta espalhados na Eslovênia, é melhor separar de 5 a 7 dias, dependendo dos locais que for visitar.


O que fazer em Liubliana?

Apesar da cidade ser pequena, ela oferece muitas opções de lazer e cultura! Por isso, é uma cidade que vale a pena ser feita com muita calma, mesmo para aqueles com ritmo mais acelerado de viagem como nós.

Ela é ótima para ser “sentida”, sabe aquela sensação boa de passear por um local super agradável? Liubliana proporciona isso para você o tempo todo! Então aproveite para fazer as coisas com calma e desfrutar do ritmo da cidade.

Se quiser acompanhar com vídeos e muitas fotos para saber melhor como foi nosso passeio por lá, confira nossos destaques salvos da cidade!

Passear às margens do Rio Ljubljanica

O rio Ljubljanica é a alma de Liubliana. Ele atravessa a cidade, cortando o centro ao meio. Há inúmeros lugares para visitar em Ljubljana ao longo do rio, mas recomendamos começar com uma caminhada às margens do Ljubljanica, um início perfeito para sentir e se apaixonar pela cidade e toda sua atmosfera. 


Há muitos restaurantes, cafés e bares às margens do rio, um lugar perfeito para simplesmente parar e relaxar. Por isso mesmo, é legal começar o passeio de um lado da margem e depois atravessar para o próximo.


As margens do rio Ljubljanica e seus restaurantes


Para ter uma referência, caminhamos do Mercado Central até a Grain Bridge (Žitni most) por um lado do rio, cruzamos a ponte e caminhamos até a Hradeckega most. Depois caminhamos até a região central novamente.


E recomendamos muito refazer esse passeio também à noite (pode ser um trajeto menor se já estiverem cansados), porque o clima da cidade fica ainda melhor! Liubliana é uma cidade com uma atmosfera boêmia, com os barzinhos e restaurantes ligando suas luzinhas e criando um clima aconchegante.


Tem desde as opções mais requintadas e reservadas, até as com mais agito e mistura. Desde a alta gastronomia, até hambúrgueres artesanais com toque local. Só duas coisas são compartilhadas: a certeza de comer bem e a sensação de um local aconchegante com bom atendimento.


As margens do rio Ljubljanica à noite ficam ainda mais charmosas!

Castelo 

Praticamente de qualquer lugar do centro da cidade você irá ver o castelo no topo da colina. Ele não tem lá muita cara de castelo como imaginamos de filmes, mas a visita a esse cartão postal vale muito a pena!


A subida até ele pode ser feita a pé, por escadarias, ou por um funicular que parte várias vezes ao dia (são diversas partidas toda hora). Recomendamos o funicular tanto pela praticidade, quanto pela vista incrível que ele proporciona, já que é todo envidraçado e sobe em uma velocidade perfeita para curtir o visual.


Tanto o ticket do funicular, quanto de entrada no castelo, estão inclusos no Ljubljana Card, que recomendamos fazer porque vale muito a pena!


No topo do castelo tem:

  • 2 museus pequenos para aproveitar, com entrada inclusa já no ticket do castelo;

  • Uma vista muito bonita de toda a cidade assim que você sobe na muralha;

  • Uma torre com uma vista 360 ainda melhor de toda a cidade;

  • Um restaurante com estrela Michelan, para quem chegar com fome lá!


O pátio do Castelo de Liubliana

Centro histórico

A região central de Liubliana é muito fácil de ser percorrida toda a pé, além de ter alguns passeios muito bacanas de diferentes modais para desfrutar. Como comentamos, o centro é tão charmoso que vale ver ele de todas as formas possíveis, porque são experiências diferentes!


Como passear pela região central:

  • A pé, parando para fotografar os pontos abaixo ou fazendo algum tour com guia e aprendendo mais sobre a rica história da cidade;

  • De bicicleta, que pode ser alugada no escritório de turismo central, o Visit Ljubljana e que inclusive está incluso no Ljubljana Card;

  • De “trenzinho” elétrico, que é um veículo elétrico de rodas mas com formato de trem que passa de hora em hora bem do coração da cidade. Também incluso no Ljubljana Card e que é mais um exemplo de porque Liubliana é a capital mais sustentável da Europa;

  • Passeando de barco pelo rio Ljubljanica, para ver um ângulo diferente do centro e desfrutar de um agradável passeio por um modal nem sempre disponível. E também está incluso no Ljubljana Card (falamos que realmente vale a pena!).


Andar de bicicleta pelo centro de Liubliana é super tranquilo, já que carros são proibidos por lá!

E para curtir a região central, além de todo o charme das ruas e construções que você vai passando e se apaixonando, destacamos alguns pontos mais “fotografáveis” que merecem destaque:

  • Ponte do dragão: o dragão é o símbolo da cidade e você verá ele em diversos souvenirs, além dessa ponte onde as estátuas de dragão fazem a guarda da ponte;

  • Ponte dos Carniceiros: se o dragão é o símbolo, o carniceiro simboliza aquele que derrotou o dragão. Uma ponte com estátuas bem interessantes e “pedaços de dragão” espalhados por ela;

  • Mercado central: A maior praça do centro da cidade, com um mercado local bem legal de passear. Além disso, nela existe uma vending machine (aquelas máquinas de aeroporto que costumam vender refrigerantes e guloseimas) que vende nada mais nada menos do que leite! Mas não qualquer leite, esse é abastecido todos os dias por produtores locais e é bem puro, muito diferente do que compramos no mercado. Vale pegar para provar, você pode escolher a quantidade a partir de 100ml, ou pelo menos acompanhar um local abastecendo uma garrafa. Definitivamente é uma experiência que você não encontra por aí!

  • Praça do congresso: A praça é um ótimo ponto para sentar e descansar um pouco ou só curtir a atmosfera da cidade. Ali podemos ver alguns prédios muito bonitos, entre museus e a ópera de Liubliana;

  • Prešeren Square e sua igreja: o cartão postal central da cidade é a igreja barroca Franciscana da Anunciação, que fica localizada na Praça Preseren. É o ponto de encontro da cidade, ótimo para várias fotos e também curtir sua atmosfera. Em frente ficam as 3 pontes, uma ao lado da outra, que também são belíssimas!

  • Stari trg (rua): Rua paralela a margem do rio, com diversas lojas, cafés e prédios charmosos. Passagem obrigatória para passear pelo centro, seja a pé ou de bicicleta, é uma boa para comprar também as lembrancinhas da cidade; 

  • Town square (Mestni trg): a praça da prefeitura da cidade fica muito perto (do outro lado do rio) da Preseren Square, e é praticamente dali que partem vários tours pela cidade. A prefeitura pode ser visitada também em seu interior!

  • Parque Tivoli: fica um pouco fora do centro histórico, mas que definitivamente vale a pena visitar! O parque é bem grande, então vai da sua disposição reservar quanto tempo achar necessário. Mas é uma ótima escolha para começar o dia, o parque é bem grande, com passagens bem identificadas e como todo local de Liubliana, muito seguro! Os locais amam o parque, então não deixe de colocar ele no roteiro também.


Prešeren Square vista da praça do congresso

Museus

Se você é fã de museus, o tempo de estadia na cidade pode aumentar! As visitas aos museus também dependem do ritmo, mas costumam levar de 1 até 3 horas em média. 


Para quem optar por usar o Ljubljana Card, são vários museus disponíveis, então analise suas propostas e escolha os que mais interessam! Mesmo visitando poucos deles na nossa primeira viagem para lá, alguns que nos chamaram a atenção e que estão inclusos no pacote do cartão:


Gastronomia

Apesar de não ter pratos tão famosos internacionalmente, a Eslovênia produz muitos alimentos dentro do seu território, por isso sua culinária oferece diversas surpresas muito boas. Mesmo não tendo a fama de seus vizinhos, a Itália, a gastronomia que você tem à disposição em Liubliana com certeza vai satisfazer o paladar.


Prato típico esloveno, o Struklji salgado tradicional (queijo)


Destacamos algumas comidas ou locais que você não pode perder:

  • Struklji: é uma massa bem leve, com queijo e um pouco de açúcar. O mais famoso é o de queijo, mas existem de diversos sabores (muitos mesmo!), tanto salgados como doces. O que ganhou nosso coração foi de pistache com framboesa!


Uma das versões doce do Struklji definitivamente ganhou nossos corações! 

  • Burek: Um folhado salgado que na verdade é turco, mas bem encontrada em padarias na cidade (vale o “empréstimo cultural” de comida aqui). Ótimo para começar o dia, especialmente o sabor de ricota com espinafre;

  • Vinho laranja: A Eslovênia produz um tipo de vinho branco, que é utilizado a casca de uvas tintas e por isso sua coloração final é laranja. Seu sabor é diferente dos brancos mais tradicionais, recomendamos muito provar! Você pode encontrar esse vinho em alguns mercados e restaurantes;

    O famoso (e delicioso) vinho laranja esloveno!


  • Cervejaria: a cena de cerveja artesanal em Liubliana e no resto do país cresceu muito na última década, por isso existem ótimas opções! Nossa dica é fazer o Beer Tour oferecido pela Visit Ljubljana, onde você vai aprendendo sobre a cidade e desfrutando de cervejas locais, nossa guia foi incrível e ensinou muito sobre a Eslovênia! Se quiser ir direto para uma cervejaria, nossa dica é a Tektonik kraft pivovarna;


Na dúvida de qual provar, pegamos 4 e nenhuma deixou a desejar!

  • Estrelas Michelin: Como comentamos, Liubliana tem diversas opções de restaurantes com recomendações do guia Michelin. São opções para almoço e janta, mas atenção, eles precisam de reserva com antecedência para conseguir visitar! Recomendamos dois que nossa guia inclusive indicou: TaBar e Monstera;

  • Pop’s Burger: Se você está buscando por uma comida mais “raiz”, provamos o hamburguer artesanal desse restaurante e saímos bem satisfeitos! A carne tinha o processo de dry age, além de termos escolhido um hambúrguer com toque de trufas (aquele cogumelo super caro da Europa). Além, é claro, de uma prova de diversas cervejas locais!


Recomendamos o que provamos, mas além dessas opções a Eslovênia (e Liubliana) oferecem várias outras opções! Nossa dica é pesquisar no Google Maps a avaliação do restaurante, para fazer uma boa escolher (apesar de que a maioria será bem avaliado pelo que vimos!). 


E se quiser conhecer outros pratos típicos, fica a dica de leitura de uma lista com os 10 mais famosos.


Quando visitar?

O país é bom de visitar o ano todo, sempre com encantos diferentes. Mas com certeza o verão oferece mais atividades ao ar livre que só acontecem nessa época. O final do verão (setembro e outubro) é bom por ter clima ainda bom, mas com preços de hotéis mais baratos.


Já nos meses frios, é melhor tentar ir perto do natal, já que os mercados de natais são comuns e o charme de um natal frio europeu sempre é um espetáculo a parte se comparado ao nosso natal quente.


Mas na primavera e outono, a cidade também é uma boa para visitar e tem suas belezas próprias. Portanto, não existe uma época ruim de visitar, ruim mesmo é não visitar Liubliana!


O que mais visitar na Eslovênia?

Além da belíssima capital, a Eslovênia tem diversas outras ótimas atrações para desfrutar. Então se você quer entender porque o país é conhecido como Suíça acessível, por suas impressionantes belezas naturais (lagos, florestas e montanhas) então não deixe de explorar!

Muitas delas podem ser acessadas com passeios saindo da capital, em formato de bate-volta no mesmo dia, ou de carro alugado (as estradas são ótimas).

As mais perto, como o lago Bled, são acessíveis até com um transporte público. Então é só escolher a que prefere e ir!

  • Lago Bled;

  • Castelo Predjama;

  • Caverna de Postojna;

  • Lago Bohinj;

  • Garganta de Vintgar;

  • Velika Planina;

  • Fonte de vinho;


Conclusão: Vá para Liubliana!

Definitivamente a Eslovênia e especialmente sua capital, Liubliana, é um destino que precisa estar na sua lista de destinos para visitar na Europa!


Apesar de menos conhecido no Brasil do que os destinos mais “tradicionais” no Velho Continente, Liubliana oferece tudo que você pode querer em uma viagem, mas com muito mais sossego do que os destinos mais badalados. 


Além disso, por ser muito próximo da Itália, que tem mais voos disponíveis do Brasil, casa muito bem com um roteiro para o país da massa!

Quer convencer seu ou sua parceira de viagem a ir com você para lá? Então envie esses dois reels que preparamos de lá para ajudar a inspirar ele ou ela!



E não deixe de nos marcar no instagram quando estiver lá, no @bemvindosabordo. Adoramos ver viajantes felizes em explorar novos locais!

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar