​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Escolher o meio certo para se locomover em uma cidade é sempre uma preocupação para os viajantes, ainda mais quando se trata de uma cidade maior, onde determinados horários, lugares e meios de transporte podem resultar em demora, gastos desnecessários e muito aborrecimento.

Em Buenos Aires não é diferente, já que a capital portenha é grande e bastante movimentada. Assim, para ajudar a você a se programar melhor, vamos trazer algumas dicas dos transportes que utilizamos por lá, confira:

A pé

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, se perdendo pelas ruas e descobrindo lugares inesperados. Bom, pelo menos isso é o que pensamos, e a cada cidade que visitamos podemos ter mais certeza disso.

Em Buenos Aires não foi diferente, já que através de nossas caminhadas descobrimos lugares incríveis, bem como apreciamos com calma as belas ruas e sua arquitetura impressionante.

Na região central (Microcentro), é possível conhecer vários pontos turísticos/atrações através de uma simples caminhada, já que a maior parte destes encontram-se próximos. Inclusive, fizemos um post exclusivo contando nosso roteiro a pé pelo centro histórico, vale a pena conferir (clique aqui).

Outro local que merece um passeio a pé é a região de Puerto Madero. Tanto de dia como a noite, o local consegue encantar os turistas. A dica é passear pela sua orla e curtir o movimento e a beleza do local. Aproveite para almoçar ou jantar por ali mesmo, opções de restaurantes é que não vão faltar.

Palermo foi outro bairro que realmente nos encantou. Por ser um bairro mais moderno e descolado, as suas ruas guardam verdadeiros tesouros. Por isso, ande sem compromisso por lá. Lojas, Restaurantes e Bares é o que não faltam.

Por fim, outro local que também exploramos a pé foi a região de Recoleta. Bairro bastante charmoso, com ruas bem arborizadas, hotéis imponentes e um ambiente bem agradável.  Aproveite para conhecer os importantes Hotéis e lojas mais refinadas da região, bem como tomar um café. Garanto que terá bons momentos no local.

E para quem pergunta sobre a segurança, podemos dizer que andamos bastante pela cidade e não presenciamos nenhuma atitude suspeita ou situação de perigo. Claro que é necessário tomar alguns cuidados, como em toda cidade grande, principalmente na área central, onde podem ocorrer pequenos incidentes.

Táxi


* Táxis em Buenos Aires - Foto: amautaspanish.com

Assim que chegar em Buenos Aires você irá perceber a grande quantidade de táxis circulando pela cidade. Realmente, este é um meio de transporte bem utilizado por lá, e pode-se dizer que os valores não são abusivos/impeditivos, ainda que seja um meio de transporte mais caro quando comparado com os demais disponíveis.

Utilizamos o táxi em diversas oportunidades, e os valores foram bem condizentes com a distância percorrida.

Tá, mas é seguro? Certamente você já deve ter ouvido algo a respeito de possíveis golpes praticados contra os turistas. Sinceramente, não presenciamos nenhuma atitude neste sentido, pelo contrário, fomos muito bem atendidos, com motoristas simpáticos e prestativos. Contudo, sempre é bom tomar os devidos cuidados, e buscar sempre os chamados Rádio Táxis, que normalmente estão bem identificados nos carros.

Metrô


* Metro de Buenos Aires - Foto: Divulgação Governo

A cidade também conta com um sistema metrô, que por lá é conhecido como subte. Em Buenos Aires, o subte possui diversas linhas, atendendo bem a região, e assim, sendo possível chegar em diversos locais de interesse.

Para andar de metrô é necessário adquirir o cartão SUBE, um cartão onde você carrega determinado saldo para ser utilizado nos trajetos percorridos. Você pode comprar ou recarregá-lo em qualquer Kiosko espalhado pela cidade, sendo que o valor do trajeto é 7 pesos.

Dependendo do número de vezes que você utilizar, o valor do trajeto pode ir reduzindo. Portanto, fica a dica.

Assim como em qualquer cidade maior, alguns horários específicos podem ter uma maior circulação de pessoas, ocasionando em maior espera para realizar alguns trajetos. Tente evitar os horários de pico.

Para facilitar, confira as linhas disponíveis:


Outras informações podem ser obtidas no site oficial (clique aqui)

Ônibus


* Ônibus - Avenida 9 de Julio

Esse é outro meio de transporte disponível na cidade. Confesso que não chegamos a utilizá-lo, pois fomos bem atendidos com as demais modalidades de transporte, mas dependendo do seu roteiro, programação e orçamento, pode e deve ser utilizado.

Para andar de ônibus, você pode pagar com o cartão SUBE (o mesmo utilizado no metrô) ou então através de moedas, dentro do ônibus, sendo que o valor depende da distância a ser percorrida, mas podendo variar entre 6 e 7 pesos.

Ônibus Turístico

* Buenos Aires Bus

Buenos Aires também conta com o tradicional serviço de ônibus turístico (Buenos Aires Bus), já presente nas principais cidades do mundo, funcionando no sistema hop on/hop off.

O ônibus turístico começa a circular às 9h e permanece em funcionamento até as 21h, contando com uma frequência de ônibus de 20/30 minutos (dependendo da linha escolhida), e passando por diversos pontos turísticos da cidade.

* Linha Azul e Vermelha - Foto: Divulgação

* Linha Verde - Foto: Divulgação

Os tickets podem ser comprados pela internet (Site Oficial) ou diretamente com os guias nos ônibus, sendo oferecido tickets com duração de  24h ou 48h, que custam 490 pesos e 650 pesos, respectivamente.

Os ônibus contam com janelas panorâmicas, proporcionando uma melhor visão durante o passeio, bem como audioguia em 10 idiomas, incluindo português, é claro.

Esta é uma boa opção para quem não possui muito tempo e pretende conhecer as principais atrações da cidade.

Carro

Por fim, ainda existe a opção de alugar um carro. Confesso que não considero ser a melhor opção para quem deseja explorar Buenos Aires, pois o trânsito pode ser um problema e atrapalhar bastante os planos.

Dependendo do dia e horário, o trânsito é bem intenso, dificultando a locomoção, ainda que em pequenas distâncias. E para quem não conhece bem a cidade, pode se tornar um pesadelo.

Como a cidade conta com boas opções de meios de transporte, creio que existem alternativas melhores para explorar o destino, ainda que você não seja adepto aos passeios guiados (que normalmente incluem traslado privativo em vans e micro-ônibus).

Além disso, muitos hotéis não possuem estacionamento privativo, o que pode gerar custos adicionais ou transtornos. Portanto, caso pretenda alugar um carro, não deixe de verificar a existência de estacionamento no seu Hotel.

Deste modo, consideramos interessante analisar bem qual será o roteiro durante a sua viagem à Buenos Aires, para assim, definir quais meios de transportes serão mais adequados, evitando gastos desnecessários e/ou perda de tempo.

Nós, por exemplo, conseguimos combinar bem diversos meios de transporte, de modo que conseguimos se deslocar rapidamente e de maneira eficiente pela cidade, sem gastar muito. Como mencionei anteriormente, optamos por fazer bons trajetos a pé, e quando necessário, utilizamos o táxi. Além disso, realizamos alguns passeios guiados, sendo que estes incluíam o traslado.

* Micro-ônibus utilizado no passeio City Tour

Bom, essas foram nossas dicas sobre transporte em Buenos Aires, espero que tenham auxiliado na programação da sua viagem.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar