​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

Uma das cidades mais importantes da civilização Maya, Chichén Itzá é considerada uma das 7 novas maravilhas do mundo moderno e certamente parada obrigatória para quem visita a Riviera Maya, destino esse bastante procurado por nós brasileiros.

Localizada a apenas 200 km de distância de Cancún, o passeio para Chichén Itzá atrai cada vez mais visitantes que buscam conhecer um pouco mais da história local, e quando marcamos nossa viagem para o México deixamos um dia inteiro destinado ao passeio.

Nesta viagem decidimos não alugar carro, e por isso, optamos em fazer um tour guiado para Chichén Itzá, já que nosso interesse além de conhecer a região, era de entender um pouco mais da história e importância do local.

Assim como nossos transfers, fizemos o passeio com a Travel Ahead, empresa que oferece diversos passeios e traslados na região, e o melhor, é especializada em brasileiros, fazendo um atendimento diferenciado e bem bacana, que realmente gostamos e indicamos.

Pois bem, o passeio para Chichén Itzá tem duração de um dia inteiro, e por isso, começa bem cedo, para ter tempo suficiente para conhecer todos os pontos de parada.

Assim, no horário marcado (07h45) nos buscaram no Hotel em uma van, com capacidade para aproximadamente 15 pessoas, bem confortável. Antes de pegar a estrada, passamos nos demais Hotéis para completar o grupo só de brasileiros, o que rapidamente foi realizado.

* Van em que fizemos o passeio

Todos a bordo, era hora de começar o passeio, mas antes da primeira parada propriamente dita, o guia sugeriu uma parada estratégica de 15 minutos no posto de gasolina, para que todos pudessem ir ao banheiro e comprar itens básicos como água e lanche rápido, que seriam úteis durante o passeio.

Aqui vai nossa primeira dica: como o passeio tem duração diária, e normalmente faz bastante calor por lá, não deixe de levar garrafinha de água (levamos 1 litro para cada, e foi pouco) e alguns lanches rápidos para matar a fome, já que a única parada para comer é no almoço.

Seguindo a viagem, nossa primeira parada foi em Valladolid, uma pequena cidade colonial fundada no ano de 1543.

* Parque Sisal e o letreiro 

Por lá, tivemos alguns minutos para explorar o Convento de San Bernardino de Siena, que também é conhecido como o Convento de Sisal, construído em 1552, e que hoje abriga uma Igreja e um Museu.

Convento de San Bernardino de Siena

* um pouco da Igreja

Já na van, seguimos o passeio agora em direção a uma cooperativa maia de artesanatos, onde poderíamos comprar algumas lembrancinhas ou produtos de artesanato e também almoçar (incluso no passeio).

Antes de visitarmos o “centro comercial” da cooperativa, fomos convidados para observar como era feita uma espécie de tortila típica e também para experimentá-la, acompanhada de um molho tradicional maia e pimenta, é claro. Além disso, também nos serviram um refresco típico.

Logo após fomos em direção ao centro comercial, que nada mais é que uma grande loja onde ficam em exposição diversos produtos de artesanato.



* mais um pouco das peças que são vendidas por lá

De fato é disponibilizado uma grande quantidade de produtos, todos muito bem elaborados e diferenciados. Confesso que o preço achei um pouco elevado por serem peças produzidas manualmente pelos integrantes da cooperativa, mas ainda assim compramos umas lembrancinhas bem diferenciadas.

Após as compras, era hora do almoço, que é servido em um restaurante anexo ao centro comercial. O almoço está incluso no valor do passeio, porém bebidas são pagas à parte. O almoço é servido no estilo buffet, com uma boa variedade de itens, desde saladas, carnes e massas, bem como um assado de carne suína tradicional do povo maia por levar ervas e ter seu cozimento realizado em um buraco cavado na terra.

Dando continuidade com o passeio, a próxima parada era enfim no aguardado sítio arqueológico de Chichén Itzá. A entrada já estava inclusa no valor do passeio, de modo que o guia prontamente nos entregou os tickets para acessar o sítio arqueológico.

Um detalhe importante é que para quem desejar ingressar com GoPro, deverá pagar um valor adicional de 50 pesos na entrada.

Tínhamos 2 horas para explorar o sítio arqueológico, de modo que o guia dividiu o passeio em duas etapas, a primeira seria a visita guiada de 1 hora, e posteriormente teríamos mais 1 hora para explorar sozinhos, tirar fotos e tudo mais.

Como o nosso grupo era todo composto por brasileiros, realizamos  a visita em conjunto, e o guia nos passou com precisão algumas informações e curiosidades das principais construções de Chichén Itzá, e o melhor, tudo em português.

* Principal pirâmide de Chichén Itzá

* campo de jogos dos maias

Aproveitamos nossa 1 hora para tirar algumas fotos da principal pirâmide (El Castillo), bem como explorar algumas outras ruínas (como por exemplo o observatório), e claro, comprar algumas lembranças/souvenirs, já que é possível encontrar diversas opções por lá e com o preço bem melhor do que nos mercados de artesanatos e souvenir de Cancún.


* diversas barracas vendendo souvenirs

No horário marcado, encontramos com o grupo e retornamos até a van para continuar o passeio, sendo que a próxima e última parada seria no Cenote Ik-kil.

* famoso Cenote Ik-Kil, a última parada do passeio

O calor em Chichén Itzá era grande, e um mergulho no cenote era tudo que queríamos naquele momento.

O Cenote fica localizado a poucos quilômetros do sítio arqueológico, sendo o trajeto realizado rapidamente.

O ingresso para o Cenote Ik-Kil também faz parte do valor do passeio, e rapidamente entramos no local, onde tivemos 1 hora para explorar e curtir o local antes de retornar para Cancún.

O complexo do Cenote é bem organizado, sendo possível alugar locker para guardar os pertences, alugar colete salva-vidas, ou então ficar na área do bar, descansando ou fazendo um lanche.

Nós aproveitamos o tempo para conhecer o interior do cenote e mergulhar na sua água gelada. Como era final de tarde, o Cenote estava bem lotado, mas nada que tenha prejudicado a visita, ao contrário o local é tão imponente e bonito que a quantidade de pessoas nem roubou a nossa atenção.

Finalizado o tempo, era hora de retornar para a van para pegarmos a estrada de volta à Cancún, onde chegamos em torno das 19h30, e fomos deixados no Hotel.

Em resumo, podemos dizer que o tour para Chichén Itzá foi bem proveitoso, já que tivemos oportunidade de não só conhecer o sítio arqueológico, como também o Cenote Ik-Kil e a cidadezinha colonial de Valladolid. Isto tudo aliado à comodidade de ser buscado/deixado no Hotel, sem ter que se preocupar em dirigir, como também pelo fato de ser acompanhado de um guia, que nos repassava as principais informações e curiosidade dos locais que visitamos.

Outro ponto positivo que podemos mencionar foi a comodidade de recebermos em casa e com antecedência (ainda no Brasil) o voucher e todas as informações que iríamos precisar para que realizássemos o passeio sem contratempos.

Curtiu? Maiores informações e reservas podem ser feitas diretamente no Site da Travel Ahead (clique aqui), ou então pelo e-mail contato@travelahead.com.br.

* fizemos o passeio em parceria e à convite da Travel Ahead, mas as informações contidas neste post refletem nossa real experiência no local.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar