​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

    Imagem: Divulgação (Via: tranvia.org.ar)

A cidade de Buenos Aires está repleta de tradicionais e bons passeios, para gostos diferentes e todos os bolsos. Enfim, é uma capital bem democrática para se curtir, e hoje falamos de um passeio que vale muito a pena ser realizado, porém não muito lembrado e citado nos roteiros para os brasileiros. E quer saber do melhor? É totalmente gratuito.

Caballito é um dos bairros mais populosos de Buenos Aires e possui algumas boas atrações centenárias para se visitar, sendo que o distrito está localizado bem na zona central da cidade. Caballito começou a despontar como um dos bairros emergentes da capital argentina também por ser o bairro que possui o único passeio de bonde local.

Os grandes protagonistas do passeio são oito bondes de mais de 90 anos de idade, tendo um deles sido doado por uma associação belga de transportes e todos restaurados com muito zelo pelos membros da Asociación Amigos del Tranvía, que tem como objetivo manter a memória viva deste saudoso meio de transporte. Aparentemente um dos bondes da frota de oito é escolhido aleatoriamente para ser utilizado em cada um dos dias de operação, então a sorte é lançada, porém é justo dizer que todos eles são incríveis e bem charmosos.

O transporte por meio de bondes foi deixando de ser praticado em Buenos Aires nos anos 60, tendo sido substituídos pelos ônibus de linha e pelo metrô. Vale dizer que os encantadores bondinhos começaram a circular em Buenos Aires em 14 de julho de 1863, puxados ainda por cavalos.

Chegando ao bairro, é preciso procurar pela localização de saída do bonde, na rua Emilio Mitre, 500, lembrando também que o passeio só ocorre nos feriados, sábados e domingos.

Visitamos o bairro em um domingo, por volta das 17 horas e logo que chegamos ao local onde o bonde sai, nos deparamos com uma fila bem considerável, consequência certa de um passeio interessante, gratuito e ainda que não acontece todos os dias. Não desanimamos, nos dispomos a aguardar por cerca de 1 hora e meia. O curioso no momento de espera foi não termos visto brasileiros ou estrangeiros, conferindo ao “programa” uma cara de ser realmente um passeio da comunidade e que os moradores locais apreciam, diante da quantidade considerável de famílias portenhas, crianças e idosos que aguardavam a sua vez de embarcar no tranvia histórico.

A elegante frota de bondes possui unidades que voltaram a operar nos anos 80, e os passeios duram em média 20 minutos, sendo 2 km de trajeto e saídas que ocorrem a cada 25 minutos.

Assim que embarcamos, nos foi entregue um bilhete, simbolicamente arremetendo os tempos mais antigos, e já foi logo possível sentir toda a nostalgia e energia do início do século, sendo que o bondinho que circulava no dia era realmente muito bonito e conservado, sendo um belo exemplar de meio de transporte ao passado.

Antes de o bonde começar a operar, é possível avistar o motorista e o guarda do bonde trajando os uniformes da época, e um guia se apresenta e começa a passar informações sobre como será o passeio e também vai nos passando um belo apanhado histórico, que se estende no decorrer de todo a viagem, com informações preciosas e ótimas curiosidades.

O trajeto de quase meia hora vai correndo e é possível realizar um belo tour belo bairro de Caballito e passar por umas das famosas zonas inglesas da cidade, com casas de arquitetura estilo britânico, acrescentando ainda muito mais charme ao passeio.

Por ser uma iniciativa de alguns entusiastas dos passeios de bonde, o Tramway Histórico de Buenos Aires se sustenta por meio de doações, e com a venda de alguns itens e suvenires temáticos, que são vendidos no decorrer da viagem, fazendo com que a inciativa não acabe e que seja uma das atrações mais democráticas de Buenos Aires, com ingressos ‘free’.

Retornamos do passeio já à noite, e deixamos o memorável bonde com uma incrível sensação de que valeu esperar e que tínhamos tido uma experiência realmente autêntica e mágica pelas ruas de Caballito. O passeio é bem indicado para crianças e família em geral, sendo que saímos de lá com o sentimento de que havíamos sido transportados para os tempos mais lentos de outrora, onde tudo na cidade parecia ainda mais encantador.

Site: http://www.tranvia.org.ar/thba/

Local: Rua Emilio Mitre, 500 – Caballito

Horários: De abril a novembro, das 16h às 19h30, nos sábados e feriados e das 10h às 13h e 16h às 19h30, nos domingos. De dezembro a março, das 17h às 20h30, nos sábados e feriados e das 10h às 13h e 17h às 20h30, nos domingos.

Valor: Gratuito

Obs.: O serviço não opera nos seguintes feriados: 1 de janeiro, terça de carnaval, 24 de março, 1 de maio, e dias 24, 25 e 31 de dezembro. Nos domingos, período da manhã, o passeio também não ocorre no domingo de páscoa, dia das mães, dias dos pais, e 8 de dezembro.

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar