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Uma das maiores e mais incríveis obras de engenharia da História, o Canal do Panamá tornou-se um marco para o Panamá, e sem dúvidas, um dos pontos de mais interesse para quem visita o país.

O Canal do Panamá nada mais é que um canal artificial com aproximadamente 77 km de extensão, que liga o Oceano Atlântico, através do mar do Caribe, ao Oceano Pacífico, sendo uma travessia muito importante para o comércio marítimo internacional, já que diminuiu consideravelmente o trajeto e os riscos para quem deseja passar pelo local.

A construção do Canal teve início em 1802, pela iniciativa do governo Francês. Contudo, devido a grandiosidade da obra e diante de diversos problemas de engenharia e alta taxa de mortalidade dos trabalhadores, em decorrência de doenças como febre amarela e malária, a obra foi parada e o canal não foi concluído. Somente em 1904, com auxílio do Governo dos Estados Unidos, comandado por Theodore Rosevelt, é que as obras retomaram e finalmente foram concluídas em 1914, quando teve sua tão aguardada inauguração. 

Por muitos anos a Zona do Canal do Panamá foi controlada e administrada pelos Estados Unidos, que somente em 1999, através de assinatura de um tratado, passou o controle do local para o Governo Panamenho, sendo agora, controlado e operado pela agência do governo local.

Portanto, é possível perceber que o Canal do Panamá não só representa uma grande obra da engenharia, mas possui um papel importante tanto para a História do Panamá, como para a economia mundial.

Se gosta de história, vale a pena conferir o vídeo:

* Fonte: http://micanaldepanama.com/

Agora que já mostramos um panorama geral do Canal, é importante entender o seu funcionamento. Para que os navios viagem entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, eles precisam passar por três eclusas: Miraflores, Pedro Miguel, ambas no lado do Pacífico e a de Gatun, no lado do Atlântico.   

As eclusas funcionam através de um sistema engenhoso que baixa os navios utilizando a gravidade, fazendo assim ser possível a navegação, sendo que o tempo total de viagem pelo Canal pode durar entre 8 e 10 horas.

Veja como é o funcionamento no vídeo:

* Fonte: http://micanaldepanama.com/

Estima-se que mais de 14 mil navios fazem o percurso pelo Canal todos os anos, e mesmo o valor do pedágio sendo elevado (podendo variar conforme o navio, carga, etc), acaba sendo mais barato que contornar toda a América do Sul.

Toda essa grandiosidade e importância do Canal do Panamá sempre nos chamou a atenção, e assim, aproveitamos nossos dias na Cidade do Panamá para finalmente conhece-lo.

As 3 eclusas que mencionamos anteriormente podem ser visitadas pelos turistas, mas a mais famosa é a de Miraflores, e foi a que visitamos, já que fica nas proximidades da Cidade do Panamá.

* Eclusa de Miraflores

O local é de fácil acesso, principalmente se tiver alugado um carro. Por lá você encontrará várias placas indicando o local e um amplo estacionamento.

O Centro de Visitantes de Miraflores funciona todos os dias das 8h00 às 17h00, e custa 15 balboa (moeda local) para adultos não residentes e 10 balboa para crianças (entre 6 e 12 anos). Você pode adquirir o ticket no próprio guichê na entrada, e que no dia, mesmo com movimento de turistas, foi rápido e organizado.

Uma vez com os tickets em mãos, era hora de explorar o Centro de Visitantes e a estrutura oferecida. O local conta com um centro de exibição, cinema 3d, terraço para observação, restaurante/café e uma loja de souvenirs.

Iniciamos o passeio pela sala de exibição, que na verdade é bem grande e dividida em andares. Por lá, você pode entender um pouco mais da história da construção do canal, a biodiversidade encontrada no local, o funcionamento das eclusas e a importância econômica do Canal, tanto para o Panamá como para o mercado mundial.

* um pouco da história do Canal do Panamá na Sala de Exibição



Sinceramente, achamos bem interessante e interativa a sala de exibição, sendo um passeio bem agradável, principalmente para quem deseja compreender a fundo a grandiosidade do local. Não deixe de visitar o simulador, onde é possível ter a visão de “dentro da cabine” de um navio passando pelo canal.

Finalizado o passeio pela sala de exibição, aproveitamos para conferir o cinema 3d, que também conta a história do Canal desde a sua construção até os dias atuais. Não é muito demorado, mas igualmente vale a pena conferir.

Por fim, era hora de aguardar os navios para ver o funcionamento da eclusa na prática. No caso de Miraflores, normalmente há transito de navios às 11h55 e às 15h30. Logo na chegada nos informamos sobre o horário que passariam os navios, e por isso, nos programamos desta maneira.

Sendo assim, próximo ao horário programado, nos direcionamos para o último andar do Centro de Visitantes, onde fica localizado um amplo terraço de observação, com uma vista privilegiada para a eclusa, e também para a nova parte do canal, que foi ampliada em 2007 e onde passam navios maiores.

* navio passando pela ampliação do Canal do Panamá

Obviamente que na medida que os navios se aproximam, o local fica bem disputado, por isso, tente se programar para chegar um pouco antes e garantir uma boa visão.

Já tínhamos noção de como era o funcionamento da eclusa pelos vídeos e materiais que vimos na sala de exibição, mas ver o funcionamento em tempo real, sem dúvidas, é algo impressionante.

* navio passando pela eclusa de Miraflores

* nível da água diminuindo 

* navio continuando a navegação pela eclusa

* detalhes das máquinas enquanto navio passa pela eclusa

Em geral, o passeio no centro de visitantes de Miraflores não é demorado, mesmo diante das atrações disponibilizadas, sendo que 2 a 3 horas são mais que suficientes. Porém, tente encaixar o seu passeio nos horários que passam os navios, pois realmente vale a pena entender na prática o funcionamento da eclusa.

Ficou interessado? Outras informações podem ser obtidas no site oficial (clique aqui).

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