​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Top Menu
  • 02

A Laguna Humantay é uma lagoa belíssima que fica a 4.200 metros de altitude, localizada aos pés da montanha Salkantay, na região de Cusco. Apesar da trilha Salkantay ser conhecida por muitos aventureiros, por ser o ponto de partida de uma rota de 5 dias até Machu Picchu, a Laguna Humantay começou a ser mais explorada pelos brasileiros nos últimos anos, o que torna o passeio ainda mais especial.

Fizemos nosso tour com a Aita Peru Travel, o passeio custou 60 soles por pessoa e incluso nesse valor estava o transporte, café da manhã, guia, almoço e bastão de trekking. Há inúmeras agências em Cusco, sendo que os preços variam muito, por isso vale a pena pesquisar antes de fechar com alguma. Nós indicamos a Aita Peru Travel pois gostamos muito.

Além disso, há uma taxa de 10 soles por pessoa para entrar no parque onde está localizada a montanha, que são pagos em dinheiro na entrada. É importante conferir com a agência escolhida se a entrada está inclusa no valor do passeio, pois caso contrário é preciso levar o dinheiro no dia do tour.

Vale lembrar que é possível fechar o passeio até um dia antes, pois como as excursões saem muito cedo (entre as 4-5h da manhã), não é possível deixar para fechar no dia. Compramos o passeio na noite anterior e deu tudo certo, ficando combinado que nos buscariam no hotel às 5h 

No dia do passeio, a agência nos buscou no hotel às 5h da manhã. Após aproximadamente 2h de viagem em uma estrada sinuosa, chegamos em Mollepata, cidade onde paramos para tomar café da manhã. Em seguida, seguimos até o povoado de Soraypampa: destino final e ponto de partida para o início da caminhada. O segundo trecho é de estrada de terra, com precipícios em toda a parte (dá muito medo olhar para baixo), levando aproximadamente 1h até o estacionamento dos veículos.


No pé da montanha há um local para comprar água, comidas e usar o banheiro, mas é importante já sair do hotel preparado: recomendamos levar no mínimo uma garrafa de água por pessoa, lanchinhos e folhas de coca, afinal a Laguna está localizado a uma altitude de 4.200 metros acima do nível do mar. Também faz bastante frio, por isso leve casaco quente.

A trilha começa a 3.800 metros de altitude, sendo que ao final chegamos a 4.200 metros. A primeira parte do trajeto é plana e mais tranquila, mas ainda assim há pessoas que sentem o mal da altitude, por isso é importante ir com calma. A segunda parte é mais desafiadora: íngreme e de muita subida. Recomendamos fortemente que você leve um bastão de trekking ou cajado, pois facilita muito.

*O bastão de trekking que ajudou muito

No mais, aproveite o caminho, que é lindo, e vá no seu tempo, parando quando sentir ser necessário. Cada um sabe seu limite, e estando a uma altitude de mais de 4.000 metros, é difícil saber como o corpo vai reagir, então não se apresse para não perder o passeio! Para quem sentir muita dificuldade, é possível alugar um cavalo para ir até o topo, custando em torno de 60 soles.


Resolvemos seguir a pé mesmo e, nesta segunda parte do trajeto, paramos várias vezes para respirar, tomar água, mascar folhas de coca e comer. No total, levamos pouco mais de uma hora para subir. Finalmente, chegamos no ponto final onde podemos ter a primeira visão das águas azuis da Laguna Humantay, percebemos que todo o esforço realmente tinha valido a pena!


Nos deparamos com uma água azul turquesa surreal e ao fundo a montanha repleta de neve: parecia fundo de tela do computador! A Laguna tem sua composição de cores formada pelo degelo do pico nevado Salkantay e Humantay, sendo que seus minerais e algas presentes na água garantem esse espetáculo.

E não é só a cor da água que impressiona, mas também o glaciar ao fundo, que deixa a paisagem surpreendente. Decidimos subir um pouco mais pelas laterais do local, e lá de cima tudo parecia ainda mais impressionante! A vista de cima do lago é deslumbrante e as cores parecem ainda mais vívidas! Vale a pena estender a subida por mais 5 minutos para apreciar essa paisagem.

No total, ficamos quase uma hora na Laguna. É pouco tempo, mas tínhamos que nos preparar para mais algumas horas da viagem de volta. Antes de sairmos, nosso guia fez uma apacheta, aquele montinho de pedras que é muito comum ver no Peru, tradição utilizada para marcar caminhos e como uma oferenda a Pachamama, mãe terra


Após a oferenda, chegou a hora de voltar ao ônibus. A descida não é das mais fáceis e é preciso ter cuidado para não escorregar, já que o caminho é quase todo de pedregulhos soltos. Por isso, a descida força bastante os joelhos, motivo pelo qual recomendamos o uso do bastão de trekking, que ajuda muito nessa parte. Na descida levamos em média 40 minutos.

De volta ao ônibus, foi hora de fazer o sentido contrário a Cusco. Após aproximadamente uma hora, paramos no mesmo local que tínhamos tomado café da manhã para almoçar, sendo que o valor já estava incluso no preço do tour. A comida foi muito saborosa e caseira, um conforto depois do esforço físico. Chegamos em Cusco por volta das 18h, cansados, porém realizados por ter conhecido um lugar tão lindo.

Visitar a Laguna Humantay é uma experiência única, para ser lembrada sempre. Quem vai a Cusco deve separar um dia da viagem para conhecer esse lugar tão incrível! Procure fazer o passeio seguindo as dicas que demos nesse post e aproveite: não é fácil, mas o esforço vale muito a pena! 

Postar um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Fechar